![]() |
Definindo o termo amortizar em uma consulta rápida realizada ao Dicionário Michaelis temos que amortizar é: "extinguir aos poucos ou em prestações". Portanto amortizar uma dívida nada mais é do que a própria raiz do termo vem a nos dizer a+morte+izar, ou seja, fazer uma dívida "morrer". Dentro deste contexto, os sistemas de amortização nada mais são do que métodos empregados para a quitação deste débito.
Conheça a seguir os três principais sistemas de amortização de financiamentos utilizados no Brasil atualmente e saiba distinguir as características de cada tipo de sistema.
Conheça a seguir os três principais sistemas de amortização de financiamentos utilizados no Brasil atualmente e saiba distinguir as características de cada tipo de sistema.
O Sistema Price
Também conhecido como sistema francês de amortização é um método amplamente utilizado para o cálculo de financiamentos cuja a principal característica é apresentar prestações (ou parcelas) com valores constantes. Este método foi apresentado em 1771 por Richard Price em sua obra "Observações sobre Pagamentos Remissivos". Inicialmente fora desenvolvido para pensões e aposentadorias porém a partir da 2ª revolução industrial a sua metodologia passou a ser empregada na amortização de empréstimos.
O Sistema Price tem como sua principal característica as prestações constantes. Importante ressaltar também que em um país com um histórico de altas taxas de inflação, a Tabela Price necessitou ser adaptada e foram adotados indexadores para reajustar as prestações em função do aumento dos preços. "Trocando em miúdos", no Brasil as prestações de financiamentos realizados pela sistema Price perderam a sua principal característica sendo reajustadas de acordo com o indexador celebrado em contrato. A Taxa Referencial (TR) é uma das mais utilizadas.
O Sistema SAC
O Sistema de Amortizações Constantes (SAC) vem sendo amplamente utilizado no país sendo inclusive o sistema preferido de financiamento do programa habitacional do Governo Federal, "Minha Casa, Minha Vida". Este sistema tem como a principal característica as prestações com valores decrescentes. Como as parcelas no início dos pagamentos são maiores e depois decrescem, existe um maior grau de segurança de que a dívida será quitada se algum imprevisto vier a acontecer em alguns anos.
Interessante ressaltar também que em comparação direta ao Sistema Price, o Sistema SAC é um tipo de financiamento mais barato e vantajoso para o credor. Como o juros do financiamento é calculado sempre sobre o saldo devedor, quanto maior for o valor suportado no início dos pagamentos, menores serão os gastos com o pagamentos de juros.
O Sistema Sacre
O Sacre ou Sistema de Amortização Crescente é uma mistura do Sistema Price com o Sistema SAC. Nele as prestações sobem até um determinado ponto aonde a partir dali iniciam a sua queda. Neste tipo de sistema também existe o reajuste pela TR substituindo a correção monetária na maior parte dos contratos. Assim como no Sistema SAC, as prestações decrescentes reduzem o risco de inadimplência se comparado ao Sistema Price.
Como principais características de cada sistema de financiamento temos:
0 comentários:
Postar um comentário