![]() |
Fonte: Thinkstock/Getty Images |
A ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) divulgada nesta quinta feira, 6 de março de 2014, destaca que segundo o Banco Central ainda existe uma forte preocupação com relação a alta dos preços no país. Essa preocupação por si só já é um forte indício de que o BACEN pretende na próxima reunião dar continuidade a sua política de subida da taxa básica de juros da economia brasileira.
Conforme a última ata divulgada do Copom, a política monetária deve se manter vigilante de modo a minimizar os riscos que os níveis elevados de inflação venham a persistir. Segundo ainda o comitê, os efeitos da atual política econômica são cumulativos e se manifestam por defasagem.
Justificando o último aumento na taxa básica de juros realizado no dia 26 de fevereiro, o comitê afirma que existe no país uma elevada variação nos índices de preços ao consumidor, reflexo dos últimos 12 meses que contribuem para que a inflação ainda mostre resistência. No que tange ao cenário internacional, o Copom sinaliza que este ambiente ainda se apresenta de forma complexa e instável apresentando riscos para a estabilidade financeira internacional.
![]() |
Fonte: Portalbrasil.net |
O documento sinaliza ainda que não existem nas projeções realizadas, perspectivas de aumento para os preços da gasolina, gás de bujão e nem telefonia fixa. No entanto, no que diz respeito a tarifa residencial de eletricidade existe uma projeção de aumento que gira em torno de 7,5%.
Confira a ata na integra.
0 comentários:
Postar um comentário